Tendo em vista o tamanho do desafio quando falamos em resgatar o foco no que de fato interessa, a gestão do tempo se faz fundamental.
Existem muitas coisas que roubam nosso tempo, nossa produtividade e até mesmo ofuscam a criatividade. Estamos falando dos smartphones, das mídias sociais, daquela pilha de emails e demais distrações do mundo contemporâneo.
Essas pequenas distrações fora de hora geram no fim do dia uma perda de tempo irreparável, e em uma semana ou no fim de um mês podemos mensurar a falta de planejamento que nos faltou.
Para quem pretende administrar uma franquia Buddha Spa, por exemplo, isso pode ser um problema sério, uma vez que o empreendimento requer total atenção.
É por isso que a gestão do tempo e a produtividade devem caminhar lado a lado. Ser produtivo não tem necessariamente a ver com o número de horas trabalhadas. O que importa são os resultados gerados nas horas reservadas para as tarefas.
Ou seja, a gestão do tempo é sobre adquirir controle sobre seu tempo disponível. Vamos entender um pouco mais sobre este conceito? Boa leitura!
O que é gestão do tempo?
A gestão do tempo nada mais é que o processo de priorização e organização do trabalho, a fim de otimizar o tempo gasto em cada atividade preestabelecida.
Em suma, a gestão do tempo requer uma mudança de comportamento, enfatizando sobretudo o valor do foco. Parece até meio óbvio, mas você vai receber uma grata surpresa ao descobrir como dá certo priorizar as atividades de maior urgência e realizar as menos importantes no momento adequado.
Vale dizer que ser produtivo está mais relacionado à gestão do tempo do que à realização de diversas atividades ao mesmo tempo, ou ficar até mais tarde trabalhando.
O Princípio de Pareto, também conhecido como a regra 80/20, é um fenômeno que afirma que cerca de 80% dos resultados são gerados por 20% das causas. Isso vale também para pensar na gestão do tempo. Priorize as tarefas mais estratégicas, que causam mais impacto para sua empresa e dedique mais tempo a elas.
Gestão do tempo: dicas importantes
Confira a seguir algumas dicas importantes para você dominar a gestão do tempo:
Planeje seu dia desde o início
Talvez essa seja a dica mais simples e ao mesmo tempo a mais importante: separe alguns minutos da sua manhã para planejar todo o seu dia. Vale a pena listar as tarefas que você espera realizar e em seguida colocá-las em ordem de prioridade. Com isso, seu dia já terá um objetivo concreto.
Defina prazos
Quando uma tarefa ficar se arrastando, defina um prazo concreto. Quando você define que deve concluir algo em tal horário, isso inibe distrações. É ainda mais eficaz agendar os prazos em seu calendário ou gerenciador de tarefas.
Torne as reuniões mais produtivas
Você sabia que uma pesquisa britânica aponta que, na Inglaterra, os profissionais gastam um ano de suas vidas em reuniões inúteis? É muito tempo perdido. Por isso, não deixe que reuniões tomem mais do seu tempo do que deveriam. Determine uma pauta de discussão e uma duração máxima para toda reunião que você convocar. Não deixe que ela se arraste de forma alguma.
Distribua tarefas
Ofereça responsabilidades para seu time, isso irá ajudar o seu cotidiano a se tornar mais dinâmico e também a distribuir atividades que outras pessoas podem fazer melhor que você.
Concentre-se no fundamental
Fuja de todas as distrações quando você precisar de foco. E não trapaceie no que diz respeito ao uso das redes sociais.
Leve em consideração os imprevistos
O telefone vai tocar, e-mails vão chegar, alguém vai pedir alguma ajuda, e se você tentar agendar seus afazeres sem nenhum respiro entre as tarefas, estará sempre atrasado. Isso deixará você desanimado para se replanejar, então considere que sempre haverá um ou outro imprevisto.
Franquia Buddha Spa e gestão do tempo
Ter à disposição uma assessoria que garanta o suporte ao franqueado em todas as etapas da implementação de franquia é algo que de fato traz resultados surpreendentes.
Isso quer dizer que trabalhamos com nossos franqueados desde a primeira etapa do projeto, justamente para que haja uma gestão sólida, sem falhas e sem quaisquer lacunas na estruturação do projeto em questão.
Para isso, é imprescindível que haja uma gestão do tempo bem definida, de modo que todas as etapas da implementação de uma franquia Buddha Spa sejam respeitadas e concluídas dentro do prazo estipulado. Por isso, posso afirmar que nosso método de implantação de franquia é de fato um dos nossos grandes diferenciais.
No Buddha Spa o candidato não precisa ter experiência anterior no universo das franquias ou no mercado de bem-estar.
A própria equipe desenvolve a qualificação profissional e administrativa, para que desta forma o futuro franqueado consiga realizar uma gestão de acordo com o padrão preestabelecido por nós. Por isso, o candidato não deve pular as etapas de todo esse processo. Isso também é gestão do tempo.
Seja um franqueado Buddha Spa
O Buddha Spa é hoje a maior rede de spas urbanos do país e está há 20 anos no mercado de bem-estar brasileiro.
O nosso modelo de negócios permite que o projeto se adeque às necessidades de cada nova unidade. Por isso, é possível viabilizar operações em diferentes estruturas, seja em imóveis de rua, dentro de hotéis, condomínios, shoppings ou salões e academias.
Esperamos ter ajudado você a esclarecer alguns pontos, mas se você ainda tem alguma dúvida, aproveite para checar nosso FAQ, onde estão respondidas as perguntas mais frequentes sobre implementar uma franquia Buddha Spa e sobre o suporte ao franqueado.
Não deixe também de conferir nossa apresentação para ficar por dentro do universo Buddha Spa e conhecer nossas novidades!